Dia dos Pais chegando e vamos com mais uma dica de receita para quem prefere comemorar a data colocando a mão na massa. E claro, com as nossas dicas de vinho para harmonizar.
O arroz de pato é um prato relativamente fácil de fazer, foge um pouco do lugar comum e claro, é uma delícia!
Antes de chegar na receita, vamos logo aos vinhos. Já que o prato é tipicamente português, a primeira dica vem do Douro.
O Cedro do Noval é feito pela Quinta do Noval, um dos nossos produtores preferidos na região. O Cedro é o carro chefe da vinícola, um corte de Touriga Franca, Touriga Nacional e Syrah (uva francesa, mas cada vez mais presente em Portugal). O vinho tem bastante estrutura e boa acidez, sendo perfeito para "encarar" a gordura do pato.
Continuando ao redor do rio Douro, mas cruzando a fronteira para a Espanha, a outra dica é um Ribera del Duero. O Valdrinal Tradicion Crianza é feito 100% com a tempranillo, uva tinta mais emblemática do país. E não só na harmonização o vinho combina bem com o prato, mas o rótulo também é perfeito para a ocasião: é ilustrado com uma foto das mãos do avô do enólogo, David Cuellar, segurando a mão de seu neto. A ideia é simbolizar a tradição na produção de vinhos, que passa de geração emgeração. Tem rótulo melhor para o dia dos Pais?
Escolhidos os vinhos, agora é preparar a receita e aproveitar o almoço. Aqui os detalhes:
Ingredientes:
100 ml de azeite de oliva
1 pitada de pimenta em grão
1 colher (sopa) de manteiga
30 ml de molho de soja (shoyu)
Modo de preparo:
1. Misture todos os ingredientes, exceto a manteiga, o azeite e o arroz, e utilize essa mistura para temperar o pato.
2. Aqueça o azeite em uma panela e coloque o pato já temperado para cozinhar por 2 horas.
3. Quando o pato estiver cozido, retire-o do caldo e desfie a carne. Coe o caldo em que o pato foi cozido, devolva o molho coado à panela e adicione o pato já desfiado.
4. Leve a panela de novo ao fogo e adicione o arroz. Quando o arroz estiver quase pronto, adicione a manteiga. Sirva em seguida.
Bom apetite e saúde!